O que será possível (e aceitável) fazer no desenvolvimento de um livro? Trabalhar numa ficção a partir de conhecimentos reais? Entregar o mundo utópico, mesmo a qualquer custo? Transformar uma possibilidade em inúmeras outras? 

Não há limites quando se é bem desenvolvido. Tais obras tiram o silêncio do leitor, o provoca a ponto de xingar o personagem por suas atitudes e depois se perguntar: eu faria diferente? 

Uma Encomenda para um Novo Mundo foi publicado em 2015 na plataforma Wattpad, disponível também na Amazon. É um livro de mistério com temática futurística criada a partir dos conhecimentos científicos vigentes. 

Obra de Deco Sampaio, engenheiro florestal e membro da ONG Sociedade Chauá, além de trabalhar na arte de forma independente através de seus textos e trabalhos musicais. 

A vida é uma estrada que não se enxerga o fim e é para lá que eu vou 

Trata da história de Thomas Waldmann. Após despertar do coma de 20 anos, no ano de 2333, o protagonista se vê com amnésia, e compartilha do que ele descobre da própria história. Narra suas memórias da mesma forma que vêm em sua mente. 

Os capítulos são intercalados entre a sua vida em 2333 e as memórias restauradas, sendo essas desde o século XX. Cada parte da história começa com o local e ano do acontecimento, seguido de uma epígrafe relacionada ao capítulo. 

É um quebra-cabeça cujas peças surgem no decorrer da trama. Enquanto o enigma é montado, descobre-se as tecnologias e aspectos da sociedade no ano de 2333. O Brasil apresentado enche os olhos de esperança, a realidade totalmente distinta da atual. 

Parece uma utopia, mas não se engane: acumule mais peças de memória de Thomas e verá que nada acontece de maneira fácil. O protagonista questionará das próprias ações do passado para trazer as mudanças no mundo.

Não sendo o bastante, a revelação dos mistérios trará mais perguntas aos leitores. Vários “E Se?” surgirão, cada um com oportunidade de criar uma nova história.

A composição da história não se limita a ordem das memórias. O tamanho dos capítulos reflete na velocidade de como Thomas enxerga a memória. A extensão de parágrafos também é proposital na obra, embora eu acredite que esses podem prejudicar um pouco a experiência de leitura.

Me senti como um besouro de costas para o chão 

Muito do conteúdo apresentado é focado ao público maduro, quanto nos conceitos mais complexos de tecnologia e política como na convivência entre os personagens. As ações são planejadas, longes de serem simples reações de alguém desgostoso com o que via quando jovem.

Quanto mais se avança na história, mais teme uma reviravolta abrupta. Tudo pode acontecer no próximo capítulo.

Senti um vazio quando cheguei ao fim do livro. Imaginei o quanto ainda não foi contado da história de Thomas, as inúmeras histórias possíveis na própria trama.

Pode-se criar uma longa série a partir de Uma Encomenda para um Novo Mundo. Exijo do autor pelo menos mais um livro. Vi um universo muito rico, principalmente nos últimos capítulos. Não vou me contentar com apenas esta obra.

Seus olhos com chamas do inferno deixam um suor de medo 

Quero destacar também o trabalho musical de Deco Sampaio. Lançou dois álbuns disponíveis além do single Romance Nu, tudo disponível no Spotify. 

Encerro o post com a minha música favorita deste brilhante artista: Apocalipse. 

 


Links do livro

Compre na Amazon

Leia gratuitamente no Wattpad 

Perfil nas redes sociais

Instagram 

Canal no Youtube 

Músicas no Spotify 

Site oficial 

Site da ONG Sociedade Chauá em que participa 

Comentários