Sempre quando falamos de conteúdo sobre técnicas e aprendizado de escrita, refletimos sobre a escassez deste conteúdo em nosso país. Existem livros internacionais muito úteis, e poucos são traduzidos no Brasil. Temos o crescimento de portais com ótimas dicas e assuntos levados com seriedade, como podcasts e canais no YouTube. Cursos de construção de enredo e escrita criativa também crescem em números, fomentando concorrência e incentivando a melhora do ensinamento. Os autores de hoje têm mais acesso ao conhecimento da escrita, isto levando em conta apenas o conteúdo em nosso idioma, pois a fonte de quem bebe do aprendizado em outros idiomas é ainda mais abundante. Acredito no futuro quando teremos tamanha fonte em nosso quintal, graças as iniciativas já citadas neste parágrafo e por quem dedica a dividir o próprio aprendizado por meio clássico: publicando um livro sobre a escrita.

É o caso de Primeiro Escreva, com dicas compartilhadas pela Mari Moura na plataforma Wattpad e disponibilizadas em eBook através da publicação na Amazon desde 2018.

Você não tem uma história até que alguma coisa dê errado para o seu personagem

As sessenta páginas dividem tópicos e sub-tópicos de elementos essenciais na ficção. Construção de enredo, como criar e desenvolver personagens, como planejar a voz narrativa e as descrições; tudo é abordado de forma sucinta, os poucos parágrafos demonstram argumentos da necessidade do escritor conhecer o assunto tratado e como aproveitá-lo na história.

Quem é Emily para o leitor senão uma série de palavras para descrevê-la?

Inegável alegar o quanto todos os tópicos abordados são úteis na construção de histórias, tanto a seleção dos assuntos como a explanação deles, cuja abordagem já incita a como colocar em prática. É possível motivar os escritores com essas dicas, fazê-los estudar mais determinado tópico após ver a abordagem sucinta neste livro. As dicas compartilhadas são comuns, boa parte vinda de outros materiais; é ótimo quando os novos trabalhos reúnem o conhecimento de outros já publicados, pois possibilita visualizar a base estudada pela autora e aprender com as conclusões desta, porém este livro não cita quais foram as referências, ajudaria muito o escritor a ter orientações de como saber mais sobre determinado assunto.

Existem muitos problemas consequentes da falta de revisão no livro. Tem a ineficiência na escrita com vários erros de digitação, ausência de acentos, palavras coladas com a pontuação e as vírgulas mal posicionadas ou ausentes. A estrutura do livro peca em espaçamentos sem padrão entre parágrafos, cita imagens inexistentes na versão analisada (ao menos até o momento da escrita desta resenha), e a sugestão de interagir com o conteúdo em determinadas partes atesta a falta de adequação do texto disposto no Wattpad para a edição da Amazon, pois apenas a primeira plataforma proporciona tal interação.

Primeiro Escreva oferece conteúdo interessante, este ainda escasso pela quantidade de livros do gênero feito por brasileiros, e parabenizo a autora pela iniciativa em contribuir com esta publicação. Entretanto me entristece notar a falta de empenho na adequação dos textos de uma plataforma a outra e a falta de revisão na escrita, ainda mais neste livro cujo exemplo deveria ser imprescindível.

Para criar um personagem é muito simples (ou não)

 

 

Autora: Mari Moura
Publicação independente na Amazon
Edição: 2018
Páginas: 60

Confira o livro

Comentários