Falaremos novamente de verossimilhança e verdade. Enquanto o segundo corresponde ao fato, nem sempre é analisado frente ao argumento capaz de dar a resposta que incita o emocional. Tramar algo como verdadeiro gera muitas consequências, essas nem sempre previstas.

Provocar o ciúme pode revelar aspectos humanos enraizados, mas encobertos pelas regras sociais, e as mesmas podem incentivar alguém a manipular os pontos e entregar uma imagem reconhecível, no entanto falsificada.

Otelo é a obra onde o ciúme protagoniza o caos. Escrita por volta de 1603, trata da trama romântica do general mouro Otelo com a esposa veneziana Desdêmona, alvo de conspiração do sub-oficial Iago após se sentir injustiçado com a promoção de Cássio pelo general.

Otelo - Capa

William Shakespeare dispensa apresentações. Suas peças teatrais são retrabalhadas por inúmeros artistas até hoje, cujos temas ainda são presentes.

Se não és conhecido por nenhum nome, recebe o de demônio

A obra já começa com a conspiração de Iago em profanar Otelo ao pai de Desdêmona, revelando o relacionamento secreto entre os dois. O senador Brabâncio fica furioso com a situação, mas aceita a resposta de sua filha. Além de já estarem casados, ela confessa seus sentimentos sobre Otelo.

Otelo é um importante general mouro, e é encarregado pelo Duque de Veneza a proteger a Ilha de Chipre contra os Turcos. Uma forte tempestade ocorre durante a viagem, e apesar de Otelo chegar à Chipre atrasado, os turcos sequer conseguem sobreviver. Venceram a ameaça externa antes mesmo de começar, porém uma conspiração surge e golpeia através das fraquezas da natureza humana.

Não precisam de causa para o ciúme

A história é apresentada de forma objetiva, desenvolvida somente pelo diálogo entre os personagens. Os desfechos podem soar um tanto abruptos quando comparados ao romance, mas as falas sustentam as consequências das poucas, mas decididas ações de cada um.

Os personagens principais da obra possuem defeitos aproveitados no enredo. A imagem de cada um se desconstrói perante os outros personagens com suas verdadeiras faces diante da mentira.

De uma leitura rápida e agradável, vislumbre o comportamento realista dos humanos envolvidos na conspiração, que agem conforme a respectiva posição social até o momento da sua fraqueza explorada, quando surpreende com seus improvisos que resultam em ações trágicas.


Link Externo

E-book na Amazon

Comentários