Adolescência é complicada. Hormônios mexem nos organismos, modificam o humor do jovem que precisa se preparar em tornar adulto e enfrentar os temíveis boletos. 

Inúmeras possibilidades acontecem nas vidas de cada um, com rumos diferentes, conscientes ou não. Arranjam emprego, estudam faculdade, namoram e separam, moram sozinhos, moram com os pais, forma uma família, ou brota a semente no ventre e muda a sua vida do avesso. 

Jéssica faz parte do último exemplo. Publicado em 2018 no Wattpad, a protagonista engravida na adolescência e agora enfrenta a situação de ser mãe solteira enquanto a família está endividada. 

Jéssica - capa

Felipe Sali é embaixador da plataforma online de livros gratuita. Possui vários títulos disponíveis no site, além de um publicado pela editora Lote 42 e outro na Amazon. 

Ele estava engasgando com a própria baba 

Acompanhamos a história de Jéssica quando seu bebê já tem quase um ano. O filho recebe o mesmo nome de Ícaro, grande amigo de Jéssica e protagonista do outro livro de Sali. 

Lucas, o pai, ignora a situação de cuidar do filho e abandona Jéssica. A vida se transforma, perde o contato dos amigos, falta tempo em tudo, todos os seus planos priorizam o bem de Ícaro.  

Ela cuida do filho sob o mesmo teto da mãe, divorciada de seu pai. Acostumada a terem tudo graças ao dinheiro, suas economias se esgotam e ficam sem empregados. Enquanto Jéssica enlouquece com a responsabilidade de cuidar do bebê Ick, sua mãe gasta os recursos da família, incapaz de controlar os gastos. 

Jéssica precisa trabalhar. Consegue uma entrevista de emprego e deve convencer alguém a contratá-la mesmo sem experiência. Na empresa de tecnologia onde ela se candidata, deve se apresentar ao presidente, cujo sujeito é da mesma idade e estudou na mesma escola da protagonista: o Bob, vítima de bullying que ela também provocou. 

A vida é uma vadia 

Narrado em primeira pessoa, a falta de maturidade de Jéssica reflete nas suas ações, descrições e pensamentos frente a sua jornada de ser adulta. 

Sem detalhar o ambiente externo a ela, Jéssica conta apenas o que a impacta de alguma forma, e muitas coisas a impactam. Pela falta de experiência adquirida somente com idade avançada, tudo soa dramático, tenebroso e permanente; situações comuns a um adolescente incapaz de distinguir quando muitos dos problemas são momentâneos, mas que Jéssica acumula na bola de neve da sua vida de mãe nada passageira. 

Há também outros problemas perigosos. O passado retorna feito cão arrependido a princípio, e evolui com dentes expostos afiados, ladra demais, sem saber quando ou se ele irá morder. 

Jéssica luta em prosseguir sua vida mesmo com o passado rosnando em sua canela. Torna-se o objetivo dela a partir de então. O cuidado com o filho serve também de pretexto de ela melhorar como pessoa, ao mesmo tempo que o cão raivoso do passado usa o futuro do bebê contra ela.

Entretanto não notei a evolução da personagem por mais que ela demonstre essa intenção. O desfecho toma um rumo diferente, com cenas finais feitas de clichês de romance. 

O novo livro de Felipe Sali tem uma protagonista dramática, jovem e divertida. Entre situações revoltantes e engraçadas, oferece várias oportunidades de interação na plataforma com suas frases simples e cativantes. 


Leia gratuitamente no Wattpad

Comentários