Eu disse no final da resenha de Sapiens como o livro me instigou a procurar sua continuação de maneira injusta, entretanto eficaz.

Uma Breve História da Humanidade levanta aspectos e paradigmas da nossa espécie ao longo de toda a existência e discute pontos sobre os motivos de sermos assim hoje. Este post traz a análise de Uma Breve História do Amanhã, que levanta características vigentes como base na discussão de como será o futuro da espécie humana, além de propor o surgimento de uma nova, a Homo deus.

Hora de revelar se Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã supera as expectativas motivadas pelo epílogo do livro anterior de Yuval Noah Harari. Publicado em 2016, trata do futuro da humanidade com base no conhecimento vigente do autor e outras inúmeras referências utilizadas e citadas neste livro.

Homo Deus - capa

Ouça os algoritmos! Eles sabem como você se sente

Além da introdução, o livro compõe três partes com progressão a partir de tópicos. Os primeiros capítulos apresenta as bases da discussão ao restante do livro. Yuval também retoma assuntos discutidos no livro Sapiens como complementos das ideias levantadas em Homo Deus, sendo leitura necessária para melhor entendimento deste livro.

Em Sapiens, Yuval sugere abranger religiões além do aspecto místico/divino, e leva a crença no sentido literal. Desta forma o capitalismo, liberalismo e democracia também são religiões, pois elas funcionam apenas quando os humanos acreditam, bem como a que Yuval determina ser a maior de todas na atualidade: o humanismo, a religião voltada ao humano. Crença esta já em risco, pois a ciência possibilita novas mudanças no futuro, e apesar do autor precaver o leitor de suas presunções não serem profecias, levanta a ideia das pessoas desistirem da própria importância em razão de aprimorá-las.

A ficção se tornará a força mais poderosa na Terra

O livro levanta assuntos a todo o momento com argumentos e discussões das informações retiradas em fontes bibliográficas. Pouco importa se precisa citar trabalhos acadêmicos, referências literárias, casos de celebridades, biologia, bioquímica, inteligência artificial, ciências exatas e humanas. Fala de tudo isso, muitas vezes de uma vez. Os parágrafos pulam de uma área a outra e exige atenção ao leitor, além de pelo menos conhecer o básico de cada. A leitura é desafiadora caso confronte alguma área desconhecida pelo leitor, mas a edição do livro poderia facilitar com mais divisões estruturais, ainda assim o conteúdo compensa o desafio.

Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã oferece a oportunidade de enriquecer o conhecimento e refletir nas discussões incentivadas por Yuval sobre a possibilidade do futuro sugerido no livro, de como a humanidade comportaria diante desta realidade e o questionamento da mesma de aceitar as condições impostas pelo avanço tecnológico.

Link Externo

Compre o livro

Comentários