Uma das maiores riquezas presentes em nosso mundo é a cultura de todos os povos, esta ainda aprimorada pela imaginação de ótimos criadores. A cultura estende a até comunidades e lugares imaginados, na especulação de ambientes a partir de tecnologias criativas e remetentes a determinada época; e tudo isso ainda reimaginado pela equipe de roteirista e quadrinistas, todos empenhados a colorir as ideias nesta obra original a partir de um “e se?”…

Desafiadores do Destino: Disputa por Controle é o volume de estreia da HQ de aventura steampunk misturada com elementos da fantasia. Publicado em 2018 pela editora Avec sob o Roteiro de Felipe Castilho, desenhado por Mauro Fodra e colorido por Mariane Gusmão, a HQ mostra o grupo composto por membros multitarefas e multinacionais em busca de remediar a paz nas Ilhas Falkland.

“Com o tempo, prisões viram nações. E vice-versa”

A ORU — Organização dos Reinos Unidos — é composta por seres oniscientes, responsáveis por atribuir missões de interesse mundial, dentre eles a tentativa de impor a paz na guerra entre os lemurianos e atlantes, salvando inclusive os gorgs, criaturas residentes nas Ilhas Falkland e vulneráveis por conta deste conflito.

Os membros da equipe desta missão são escolhidos a dedo pela Organização. Atribui a liderança a Lune Lefevre, uma garota ruiva cheia de sardas e sempre com os óculos goggle sobre os olhos. Ela mantém dentro de si a entidade africana Qandisa, cujo poder pode superar as maiores dificuldades da missão, ou então criar problemas maiores. Com ela segue um inventor e o seu autômato que nunca devem permanecer distantes por muito tempo; a guerreira africana de resistência sobre-humana; o guerreiro indígena dotado de conhecer todas as artes de batalhas das tribos americanas e acompanhado da sua ave mecânica; e o meio-atlante com recursos financeiros extraordinários e portador do navio de certos mistérios.

“Pessoas são tediosas. Máquinas? Jamais”

O começo da história alterna entre apresentar a missão da equipe e flashbacks sobre cada membro, apresentando as capacidades de cada um e o contexto de eles estarem presentes. Esta abordagem acelera a introdução das muitas informações presentes nesta proposta singular dos criadores da HQ, cada quadro explicando elementos pontuais de cada integrante e da missão, agiliza ao montar o quebra-cabeça deste enredo e prossegue a história sucinta de sessenta páginas.

Entre lemurianos, atlantes e gorgs, a riqueza de criatividade na representação deles é de impressionar. A composição das equipes, equipamentos distintos por grupo e protagonistas, e os monstros usados por eles no combate; a ilustração de tudo isso nos convida a parar a leitura e vislumbrar os detalhes desta composição. Seja nos traços ou pelas cores, os criadores esbanjaram a variedade conforme o contexto apresentado. Tantos detalhes repassados apenas nos recursos visuais da HQ poupa o trabalho das descrições e diálogos nos balões, os deixando responsáveis apenas por situar o essencial ao enredo. A quantidade de páginas é pequena, e o conteúdo apresentado pelo conjunto contido nelas compensa a diversidade do mundo e personagens envolvidos.

“Você nem imagina o que estes olhos já viram, pirralha”

Desafiadores do Destino: Disputa por ControleRoterista: Felipe Castilho
Ilustrador: Mauro Fodra
Cores Por: Mariane Gusmão
Editora: Avec
Ano de Publicação: 2018
Quantidade de Páginas: 64

Compre o livro

Comentários