Julho já está quase no fim, o primeiro mês do segundo semestre. Consegui ler 27 livros de janeiro à junho, meu recorde de leituras anuais foi no ano passado, quando consegui finalizar 35 livros, porém este ano facilmente superará essa quantidade.
O blog incentivou a me comprometer com a leitura através da dedicação de publicar resenha toda semana (embora algumas sejam sobre enredo de jogos). Foi uma experiência muito legal e nada desgastante, pois tal compromisso me fez usufruir mais do que eu já gostava.
Com o tanto de leitura realizada, seria um desperdício eu não olhar o passado e avaliar quais foram as melhores experiência literárias neste primeiro semestre de 2018.
Listo a seguir os cinco melhores livros lidos neste semestre na minha opinião, com menções honrosas no final:
#5 Desonra
Em quinto lugar indico o livro cujo gênero eu procuro me aventurar às vezes. Desonra tem uma linguagem fácil de ler, embora recheada de referências literárias pela formação do protagonista. Longe de ser uma história bonita, traz diversos problemas na vida de David Lurie por conta de seu próprio caráter e pelo aspecto político muito bem aproveitado quanto ao pós-apartheid da África do Sul.
#4 Deuses Caídos
Deuses Caídos entrou numa situação perigosa: minha expectativa só aumentava a cada dia próximo de seu lançamento. Hype excessivo poderia resultar em decepção se não fosse atendido, mas Gabriel Tennyson entregou uma história enlouquecedora e muito bem feita. Caso deseje um livro nacional de qualidade, Deuses Caídos é uma das melhores opções.
#3 A Ascensão do Alfa
Outro livro nacional de qualidade. Clecius criou uma trama complexa ao usar o regionalismo e contexto histórico para compor a sua história sobre lobisomens, complexidade muito bem dominada pelo autor. Como se a Revolução Farroupilha não fosse violenta o bastante, os lobisomens escondidos na terra gaúcha cruzam caminho com os tropeiros e garantem o massacre.
#2 1984
Uma das distopias mais recomendadas, e eu reforço a recomendação neste ranking. 1984 traz duras críticas a regimes autoritários, censura e eliminação de todo registro contrário à política vigente. A desinformação causa o maior problema e temor que refletiu inclusive em mim quando terminei de ler.
#1 A Escolha dos Três
A Escolha dos Três responde algumas das várias perguntas levantadas no primeiro volume d’A Torre Negra e traz personagens incríveis que devem impressionar ainda mais nos próximos volumes. Com descrições sinistras e violentas, humor negro e superações improváveis dos personagens ao limite, A Escolha dos Três tornou a melhor leitura até então deste ano.
Menções Honrosas
Clique no título das obras para conhecê-las melhor:
- O Brakki: pelo mundo criado e a sua crueldade muito bem retratada;
- Uma Encomenda para Um Novo Mundo: mistério misturado à ficção científica baseado no conhecimento vigente das tecnologias e ciência ambiental;
- H.P. Lovecraft — Medo Clássico Vol, 1: contos sobre seres surreais, tão aterrorizantes quanto incríveis.
Gostou das indicações? Provavelmente pode discordar da posição dos livros ou incluir outro mesmo eu tendo lido nesses primeiros seis meses do ano. Então aproveite e fale sobre suas melhores leituras nos comentários!
Deixe uma resposta