Julho já está quase no fim, o primeiro mês do segundo semestre. Consegui ler 27 livros de janeiro à junho, meu recorde de leituras anuais foi no ano passado, quando consegui finalizar 35 livros, porém este ano facilmente superará essa quantidade.

O blog incentivou a me comprometer com a leitura através da dedicação de publicar resenha toda semana (embora algumas sejam sobre enredo de jogos). Foi uma experiência muito legal e nada desgastante, pois tal compromisso me fez usufruir mais do que eu já gostava.

Com o tanto de leitura realizada, seria um desperdício eu não olhar o passado e avaliar quais foram as melhores experiência literárias neste primeiro semestre de 2018.

Listo a seguir os cinco melhores livros lidos neste semestre na minha opinião, com menções honrosas no final:

#5 Desonra

Desonra - 5 dos melhores

Em quinto lugar indico o livro cujo gênero eu procuro me aventurar às vezes. Desonra tem uma linguagem fácil de ler, embora recheada de referências literárias pela formação do protagonista. Longe de ser uma história bonita, traz diversos problemas na vida de David Lurie por conta de seu próprio caráter e pelo aspecto político muito bem aproveitado quanto ao pós-apartheid da África do Sul.

Resenha no blog

Link para comprar

#4 Deuses Caídos

Deuses Caídos - 4 dos melhores do primeiro semestre de 2018

Deuses Caídos entrou numa situação perigosa: minha expectativa só aumentava  a cada dia próximo de seu lançamento. Hype excessivo poderia resultar em decepção se não fosse atendido, mas Gabriel Tennyson entregou uma história enlouquecedora e muito bem feita. Caso deseje um livro nacional de qualidade, Deuses Caídos é uma das melhores opções.

Resenha no blog

Link para comprar

#3 A Ascensão do Alfa

Ascensão do Alfa - 3 dos melhores livros do primeiro semestre de 2018

Outro livro nacional de qualidade. Clecius criou uma trama complexa ao usar o regionalismo e contexto histórico para compor a sua história sobre lobisomens, complexidade muito bem dominada pelo autor. Como se a Revolução Farroupilha não fosse violenta o bastante, os lobisomens escondidos na terra gaúcha cruzam caminho com os tropeiros e garantem o massacre.

Resenha no blog

Link para comprar

#2 1984

1984 - 2 dos melhores do primeiro semestre de 2018

Uma das distopias mais recomendadas, e eu reforço a recomendação neste ranking. 1984 traz duras críticas a regimes autoritários, censura e eliminação de todo registro contrário à política vigente. A desinformação causa o maior problema e temor que refletiu inclusive em mim quando terminei de ler.

Resenha no blog

Link para comprar

#1 A Escolha dos Três

A escolha dos três - o melhor do primeiro semestre de 2018

A Escolha dos Três responde algumas das várias perguntas levantadas no primeiro volume d’A Torre Negra e traz personagens incríveis que devem impressionar ainda mais nos próximos volumes. Com descrições sinistras e violentas, humor negro e superações improváveis dos personagens ao limite, A Escolha dos Três tornou a melhor leitura até então deste ano.

Resenha no blog

Link para comprar

Menções Honrosas

Clique no título das obras para conhecê-las melhor:


Gostou das indicações? Provavelmente pode discordar da posição dos livros ou incluir outro mesmo eu tendo lido nesses primeiros seis meses do ano. Então aproveite e fale sobre suas melhores leituras nos comentários!

Comentários