Seja muito bem-vindo ao primeiro post do XP Literário! 

O artigo de estreia deste blog não poderia ser outro senão uma contextualização de Literatura, especialmente quanto ao seu significado. 

O dicionário Aurélio define Literatura por “escritos narrativos, históricos, críticos, de eloquência, de fantasia, de poesia, etc.” 

O dicionário de Oxford também considera Literatura todo trabalho escrito que possua algum mérito artístico. 

Acredito que muitas pessoas concordam com estas definições. Outros complementariam como trabalhos que incitam emoção durante a leitura e/ou representações dos comportamentos humanos através dos escritos. 

Emoções na leitura - literatura

Ou seja, Literatura é baseada em cada trabalho realizado através da escrita, correto? Talvez não exatamente. 

Bob Dylan recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 2016. Apesar do cantor ter trabalhos publicados em livros, as suas composições musicais foram as principais responsáveis por ele merecer a indicação. 

Nem o próprio músico alegou que produzia Literatura com suas músicas. E ainda assim foi premiado em meio a outros escritores renomados. 

O trabalho reconhecido de Dylan não é composto apenas de palavras. Mesmo sendo possível ler a letra da música, só provoca uma emoção singular quando a escutamos com melodia.

Bob Dylan - Literatura

Ao pesquisar mais sobre o significado de Literatura, constatei que simplesmente não há uma definição exata. Seu significado muda conforme a época ou pela opinião individual de quem a consome. 

Ainda assim há quem desconsidere que música seja Literatura, e está tudo bem.

Enquanto uns mantiverem um posicionamento mais restritivo, eu particularmente tomarei o significado de forma mais livre ao trabalhar neste blog. Mesmo as obras que não são consideradas Literatura podem ser úteis a mesma. 

Um trabalho de ficção científica precisa levar em consideração os conceitos discutidos e testados no meio acadêmico para trazer uma história verossímil mesmo que faça adaptações de licença poética. 

Adicionar os elementos burocráticos da advocacia numa obra protagonizada por um advogado também é um exemplo que traz um reconhecimento da vida real para os leitores desta ficção. 

Os trabalhos áudio visuais (cinema, animes, curta-metragens ou até certos jogos eletrônicos) também usam a Literatura como um dos elementos de seu trabalho.

Aspectos como enredo, desenvolvimento de personagens, e a identificação humana podem cativar o público com a obra possuindo mais do que boas cenas de amor, lutas frenéticas ou uma ambientação espetacular.

Texto sobre o desenho - Literatura

Eu vou me basear nesta visão abrangente nas próximas publicações deste blog. Os contos, crônicas e análise sobre livros serão intercalados com artigos de pesquisa e uma visão sobre o elemento literário em obras de outros campos [Saiba mais sobre a minha proposta neste link] 

Assim serei capaz de compartilhar a Experiência Literária obtida ao conferir e desenvolver trabalhos relacionados, além de compartilhar do pouco que aprendo sobre tudo que possamos descobrir enquanto vivemos.

 

Referências:

Bob Dylan Nobel prize speech: this is ‘truly beyond words

Bob Dylan finally accepts Nobel prize in literature at private ceremony in Stockholm

Isso é Literatura? (Li Num Livro)

Definição no Dicionário Aurélio

Definição na Oxford Dictiocnaries

What is Literature?

Comentários