Dia quatro de dezembro de 2017 estreava o XP Literário. Postei cinco textos no mesmo dia, cada um de categoria distinta mostrando os tipos de conteúdo compartilhados no blog. Na data de publicação desta postagem mais que especial, o site completa um ano de existência. 

Assumi o compromisso pessoal de entregar conteúdo novo toda segunda-feira, no mês seguinte percebi a possibilidade de compartilhar opinião das experiências de leituras toda semana a cada quinta-feira (talvez tenha mais resenhas por semana no futuro, quem sabe…). Ganhei nada em dinheiro com essas postagens, e posso arrecadar dinheiro com este blog no futuro, mas eu persisto neste trabalho só por gostar de fazê-lo. 

Amor ao Trabalho - Aniversário

Amei as oportunidades abertas a mim ao manter este espaço pessoal compartilhado com o público. Dediquei muito espaço do meu tempo em que eu poderia estar lendo, ganhando dinheiro com outra tarefa ou ficar em dia com as minhas séries; e com certeza valeu a pena e valerá no próximo ano. 

Muito mais leituras 

Uma das maiores conquistas com o blog é conseguir ler como jamais fiz nos últimos anos. Leio devagar a ponto de demorar quase quatro semanas para ler o primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo antes de começar o blog. Continuo com ritmo lento, só consumo mais páginas hoje por aumentar o tempo dedicado à leitura. 

Leio muito mais ao me comprometer em publicar resenha a cada semana. Longe de tornar uma obrigação, senti-me motivado a ler mais. Cheguei a ler vários livros em poucos dias e deixava as resenhas acumuladas enquanto encarava calhamaços por dez a quinze dias. Então me empolguei demais, e mesmo lendo livros grandes como A Fúria dos Reis, Detetives Selvagens e Terras Devastadas, tenho resenha pronta há dois meses ainda na reserva. Preciso equilibrar isso no próximo ano, o que será melhor a vocês, leitores! Terão semanas com mais de uma resenha em 2019. 

Livros - Aniversário

Também melhorei minha escrita. Os posts de segunda incentivam a manter minha produtividade em tecer palavras. Abro mão do tempo em que eu poderia dedicar aos meus projetos de romance, e de certa forma isso tem me ajudado. Os contos e crônicas me tiram o cansaço de escrever um livro completo, distraio com novas ideias e testo estilos diferentes. Algumas das histórias curtas deram ideias para livros no futuro, e já terei novos romances a escrever quando eu conseguir fazer as publicações dos projetos atuais.

 Novos amigos 

Outra meta de manter este blog literário é conquistar um pequeno espaço no mercado, obter o público que possa se interessar nos meus lançamentos futuros. Ainda não obtive a quantidade de seguidores como esperava, por outro lado consegui algo muito bom e valeu a pena do mesmo jeito: amigos! 

Ler livros nacionais fez eu conhecer mais sobre a escrita e linguagem dos autores brasileiros. Melhor ainda é criar conexões com esses escritores a partir da leitura de seus livros. Acompanho o nosso mercado a partir deles, vejo suas inspirações e memes, e compartilhamos opiniões das nossas experiências em comum. 

Amigos - Aniversário

Talvez eu tenha sorte por quase todos os autores nacionais aceitarem minhas críticas de braços abertos. A abordagem de minhas resenhas é diferente de contar se vale ou não a pena comprar tal livro, já que faço análise em tópicos: falo sobre o tema do livro, apresento o enredo e cito os pontos positivos e negativos. Posso adorar a leitura, considerar o livro entre os meus favoritos, e ainda assim critico quando encontro pontos a melhorar.  

Não sou o dono da verdade e sei meu lugar. Minha opinião pode entrar em conflito com as preferências de outros leitores e do próprio autor, e encontrei conversas agradáveis quando esses tipos de divergência aconteceram. Os escritores podem levar minhas críticas em consideração ou não, da mesma forma como eu faço ao receber as dos meus próprios textos. No fim todos ganham com as trocas de opiniões. 

Decepções 

Nem tudo são flores na vida de blogueiro. Lancei meu site quando os usuários de internet já preferem as redes sociais e vídeos. As restrições de Facebook dificultam a visualização das publicações aos seguidores da fanpage . Talvez eu crie conta no Instagram e vejo se melhora a interação. O Twitter já me desagrada. Teria mais público se desse sorte no YouTube, onde eu precisaria investir muito no audiovisual (além de tomar vergonha na cara e vencer minha timidez). A maioria das visitas que recebo hoje é de amigos dos autores nacionais quando compartilham a minha resenha ou através de pesquisas aleatórias no Google. Pelo menos posso me orgulhar do meu rank SEO por atrair visitas desta forma. 

Redes Sociais - Aniversário

Minha maior frustração é saber da pouca relevância dada a certos conteúdos feitos este ano. Só atingi a marca de cem curtidas no Facebook quando compartilhei alguns memes feitos por mim mesmo. Não vi uma interação posterior dos seguidores obtidos desta forma.  

Fiquei muito triste com o resultado do meu artigo sobre Fake News, um dos textos mais importantes escritos neste blog. Até compartilhei no meu perfil pessoal por acreditar que mesmo meus amigos distantes da literatura teriam interesse em conferir. E no fim o post caiu no limbo da minha rede. Conteúdo importante de discutir, sem memes ou coisas engraçadas, sem apelo emocional do usuário para atrair clique, apenas compilei em texto as minhas pesquisas sobre o assunto de destaque na eleição de 2018; e se somente um artigo esquecível… 

Saldo de aniversário 

Termino o primeiro ano do blog com quatro mil visitas ao site, cento e sete publicações contando com esta, quarenta e seis resenhas de livros e oito sobre enredo de jogos, trinta e cinco posts de contos e crônicas. Números interessantes, porém essas cifras são incapazes de expressar uma coisa: minha gratidão ao trabalhar neste blog. 

Gratidão - Aniversário

Muito obrigado a todos os leitores que me acompanharam neste começo. Seja lendo um post, tenha gostado ou achado ruim. Agradeço de coração, e espero te reencontrar no segundo ano do XP Literário! 

Comentários