O Wattpad é uma plataforma com publicação de livros digitais e gratuitos. Qualquer usuário pode publicar sua história e ter a oportunidade de ganhar reconhecimento pela escrita. Com funções semelhantes a de redes sociais, as pessoas interagem entre si votando nas publicações do colega e comentando no livro dele.

Alguns autores começaram a compartilhar suas histórias através do site. Trocaram experiências de escrita, aprenderam e melhoraram a ponto de realizar a publicação profissional, seja independente ou até com editora. Wattpad é o ponto de partida a muitos nesta trilha com inúmeros desdobramentos, alguns autores ainda aproveitam a plataforma, outros a abandonam. Eu larguei o site antes de publicar qualquer livro como escritor profissional, e reconheço meu fracasso na plataforma, cujos motivos apresento agora.

A benção e a maldição da interação

Com as funções semelhantes a redes sociais, a interação entre escritores e leitores é a maior vantagem do Wattpad. Opinar sobre parágrafos específicos com opção de responder ao comentário possibilita boas conversas a partir de determinado ponto da história. Quem souber aproveitar a ferramenta consegue também proporcionar uma experiência diferente de quando publicado impresso ou em eBook. Fica ainda melhor com a quantidade massiva de leitores e escritores na plataforma, pois conhece todo tipo de pessoa e troca novas ideias com ela.

Um aspirante a escritor pode encontrar outro colega com objetivos e gostos em comum e acompanharem o trabalho um do outro. A troca de leituras favorece conversas sobre como melhorar determinado trecho do capítulo ou apontar determinados furos no enredo, tudo para ajudar o amigo. Possibilidade interessante, pena o problema começar daqui. Dependendo da companhia arranjada na plataforma, você obterá apenas elogios e críticas vazias, longe de a outra pessoa ser falsa, apenas tem pouca experiência, e o mesmo acontece contigo; ambos terão a falsa impressão de crescerem juntos.

Aconteceu isso comigo, entrei numa bolha onde parecia me levar ao ótimo caminho junto a meus amigos, e aos poucos nós quebramos a cara, um a um desistia da plataforma, até mesmo da escrita. Testei publicar alguns de meus textos tão elogiados no Wattpad em editais de outros sites, e eles foram recusados — com razão. Hoje eu sinto repulsa pelos textos escritos no passado, reconheci meus problemas de escrita depois de ficar fora da bolha, e isso é ótimo por saber o quanto preciso melhorar. É bom aos leitores também, pois pouparei de darem o azar de ler Crônicas de Cafeína, foi meu primeiro livro do Wattpad e tenho orgulho de começar por alguma história, daquele tempo quando confundia a conjugação dos verbos entre passado e presente, do meu pedantismo, sem apresentar conflitos na maior parte do enredo… Pelo menos as piadas eram legais.

Dedicação

Como a interação é o ponto principal da plataforma, o próximo motivo ainda será em torno dela. É muito difícil alguém postar no Wattpad e do nada conseguir inúmeros leitores, na maioria dos casos é preciso interagir no site. Quanto mais participa, mais é visto pelos outros usuários. Há quem tome atalhos e combina troca de seguidores e leituras apenas para conquistar números maiores, mas o sucesso no Wattpad exige além disso, é preciso demonstrar a dedicação com a sua história, atender os seus leitores e ajudar os colegas escritores — com aquelas ressalvas já citadas —, senão você ainda terá boa quantidade de leitura, só não atrairá as pessoas capazes de te ajudar a crescer tanto na escrita como na publicação profissional.

Tal dedicação necessita de muito tempo numa frequência constante, o que optei por aproveitá-lo em outra situação. Percebi a necessidade de melhorar a minha escrita antes de atrair novos leitores, usar o tempo que gastaria na plataforma para aprender, praticar e conhecer trabalhos de autores já publicados. Por esses motivos optei me dedicar a este blog no lugar do Wattpad. Aproveito o espaço livre no meu site a compartilhar o pouco do que aprendo como este e outros textos do XP de Escrita.

Fazer resenhas também me ajuda muito. Ao me dedicar com leitura mais crítica, esforcei a encontrar problemas nas escritas de escritores já experientes. Posso identificar tais erros e evitar de cometê-los nos meus próximos textos; mesmo em casos corretos, posso discordar da abordagem em certo livro e aproveitá-la de outra forma nos meus textos. Outra vantagem de usar o blog é de acompanhar o mercado editorial mais de perto através dos lançamentos resenhados e de conhecer os autores nacionais mais acessíveis, podendo trocar ideias com eles, de maior bagagem literária e olhar mais crítico.

O meu fracasso no Wattpad não é de fato um fracasso na vida de escritor. Encarei minha realidade e optei trilhar outro caminho, este muito útil a mim por enquanto. O site tem sua importância, possibilidades de favorecer boas carreiras e seduzir novos autores a compartilharem os primeiros rascunhos. Agora que soube da minha experiência, reflita se no seu caso ainda valerá a pena, talvez também precise tentar outras alternativas até reconhecer a melhor. Caso tenha o sonho de seguir na carreira de escritor, siga adiante e jamais desista nesta trilha árdua!

Comentários