Nossas vidas são seguidas com um roteiro? Comportamos igual aos scripts que nos é imposto conforme nosso nascimento?  

Neste artigo abordarei a questão da astrologia e sua presunção quanto à personalidade e previsões de indivíduos conforme a posição dos astros no momento do nascimento de cada um. 

É resultado de uma pesquisa honesta realizada por mim. Sem intenção de converter quem acredita e torná-lo cético, mas sim incentivar ao questionamento próprio. Para criticar é preciso saber, estudar; e feito isto agora compartilho o meu aprendizado. 

Meu caso

Signo de Escorpião - astrologia

Sempre soube que pertencia ao signo de escorpião, mas nunca me importei com isso. Minha opinião sempre foi contrária a superstições ou qualquer força sobrenatural (ou astral) que influenciaria sobre a minha vida. 

Entretanto usei o serviço de um site que me apresentou com uma amostra do meu mapa e fiz uma avalição. Não vou apontar qual o site nem colocar o texto deles na íntegra aqui. A intenção não é bater de frente com este site, e sim criticar os aspectos da astrologia. 

Começando com o pé esquerdo

A primeira explicação sobre a análise feita é que “muitas pessoas têm uma ideia errada sobre si mesmas.” Sinto muito, mas isso soou mais uma desculpa para caso eu não me identifique com alguma coisa dita no mapa astral. 

Deduções genéricas 

Há muitas frases nada objetivas, seus significados dependem da interpretação da pessoa. 

Exemplo: explicou como sou perfeccionista a ponto de cumprir tarefas com atenção e senso de detalhe (?) que deixa as pessoas admiradas. Capaz de detectar o defeito oculto e a falha fundamental. 

Nenhum defeito é oculto, sempre estará lá apesar de nem sempre identificarmos. Agora os termos “sensos de detalhe” e “falha fundamental” aparecem um tanto vagos para mim, na verdade interpretei como se as duas fossem contraditórias. Como posso ser detalhista e detectar apenas as falhas relevantes? 

What? - astrologia

Destaco a descrição que tenho ótima habilidade para comunicação interpessoal. Parece que a posição dos astros em meu nascimento não previu que eu sou gago. Mas já fui diagnosticado com problemas de dicção desde bebê. Ponto para a dedução médica baseada em diagnósticos científicos! 

A amostra do mapa astral ainda usou um recurso interessante: colocou meu nome antes de fazer uma pergunta final. Aquilo chamou minha atenção, como se estivesse alguém conversando comigo. Então lembrei que foi apenas o sistema do site que colocou meu nome de cadastro no meio do texto pronto e selecionado a partir dos algoritmos.

Com esta tentativa de aproximação automatizada, o mapa faz a seguinte questão: “até que ponto você tem medo de suas próprias emoções?” Se no começo da análise disse que as pessoas têm ideias erradas sobre as mesmas, por que encerrou com uma pergunta a mim sobre as minhas emoções? 

Presunção refutada? 

A minha análise individual do mapa astral não é o suficiente para contestar as afirmações do horóscopo.

Uma visão pessoal é apenas evidência anedótica. Eu como cético questionei cada afirmação, mas quem acredita pode aceitar o que foi considerado pelo seu signo. Ou seja, a aceitação da astrologia vem do viés de confirmação em cada pessoa. 

Por isso amplio minha análise com base em estudos científicos (links disponíveis ao fim do artigo). 

A posição das constelações já não é a mesma

Observatório - astrologia

As predições de personalidade e de cada dia na astrologia se baseiam nos posicionamentos dos corpos celestes. Mas a análise é feita com o posicionamento com o posicionamento registrado há mais de dois mil anos. 

Estudo recente registrou ao longo de um ano a posição do sol quanto as constelações. Não só os períodos de cada signo estão diferentes da astrologia, como eles também identificaram mais uma constelação ao longo do ano (Serpentário). Com esta análise deveria existir 13 signos com períodos diferentes, e esses podem variar em um dia dependendo do ano. 

Astronomia VS Astrologia

Os astrólogos alegam que os corpos celestes influenciam nossas vidas. Podem alegar os motivos que descrevem como acontecem, mas faz sob metodologia que não seja falseável. 

As descrições de personalidade são difíceis de testar pelas explicações genéricas. Como expliquei no meu caso, a interpretação dependerá mais do leitor em vez do mapa astral em si. 

Existem profissionais dedicados a estudar os mínimos detalhes da astrologia. Compartilham seus estudos em livros comerciais e eventos públicos. Mas jamais participarão de eventos relacionados a astronomia ou ciência em geral. Também não poderão publicar suas pesquisas em revistas científicas, já que essas são revisadas pelos demais profissionais e costumam retificar quando falhas são descobertas mesmo após a publicação. 

Quem acredita na astrologia o faz sem critérios críticos. Não fazem questionamentos e ignoram ideias contrárias. Afirmam sem testar. 

Os entusiastas da astronomia costuma ser o contrário. Não acreditam nesta, pois o conhecimento vem através do estudo. Descobertas vêm seguidas de perguntas. Não define nada sob ausência de evidências, e o que foi definido pode ser redefinido ou descartado a partir de novos estudos. Enfim, astrologia e astronomia tem a mesma relação entre verossímil e verdade. 

Astrologia funciona para alguém?

Na pesquisa feita pela University of West of England Bristol, quarenta e seis estudantes de ensino superior foram avaliadas. Elas recebiam previsões quanto ao relacionamento amoroso correspondente ao signo, essas elaboradas pela equipe. 

O objetivo era avaliar o quanto as estudantes eram influenciadas pelas previsões. Descobriu que a maior parte consultava o horóscopo com frequência, até checava o signo de seus pretendentes. Mas isso não influenciou na decisão da maioria. 

Apenas 15% assumiram a mudança de comportamento através das previsões. O “horóscopo” desenvolvido pela equipe de pesquisa funcionou nestas estudantes. Ou seja, o estudo evidenciou a densa influência sobre as previsões somente em quem acredita. 

Personalidade pode depender da data de nascimento sim!

A personalidade e a probabilidade de se ter alguma deficiência mental sofre influência de quando uma pessoa nasceu. Só que não é por causa dos astros.

Quem nasceu em períodos de inverno tem dificuldade em regular o próprio relógio biológico. Além da incapacidade de acompanhar o ritmo do dia, pode afetar o humor da pessoa. 

Claro que não é o aspecto determinante. Este é apenas um dos diversos fatores que podem influenciar no indivíduo.  

Enquanto a pesquisa alega apenas o aumento da probabilidade nesse período de nascimento, a astrologia traça um mapa completo da pessoa e do seu dia a dia. 

 Estatística - astrologia

Muitos gostam de acompanhar os textos segundo as análises obtidas através da astrologia. O pior problema é quando alguém segue literalmente o que lhe passam pelo horóscopo. Não deixe de amadurecer sua personalidade porque um mapa disse que você é assim por ter nascido sob a posição do sol nesses astros. O esforço individual é o que definirá realmente quem é.


Referências

AstrologyWhy Your Zodiac Sign and Horoscope Are Wrong 

Winter Birth May Affect Baby’s Personality: Mouse Study

Constellations: The Zodiac Constellation Names 

AstrologyIs it scientific? 

The effect of horoscopes on women’s relationships 

Comentários